UNO Dezembro 2013

Cuidar do empregado é saudável… e rentável

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Se nos perguntamos por que as empresas devem cuidar de seus trabalhadores, a resposta imediata é muito simples: porque a saúde, o bem-estar e a felicidade das pessoas são muito importantes, também no âmbito laboral. Mas, além disso, é rentável. Um empregado saudável e feliz rende mais, falta menos e, em último caso, é mais produtivo.

Tramitar a saúde dos empregados é também uma grande oportunidade: permite projetar estratégias para que um coletivo ou grupo de pessoas de tamanho significativo possa desenvolver hábitos de vida saudáveis também quando está no trabalho. Ou, precisamente, porque está no trabalho. Ou seja, permite envolver muitas pessoas ao mesmo tempo em cuidar de sua saúde.

Tramitar a saúde dos empregados é uma grande oportunidade: permite projetar estratégias para que um coletivo de tamanho significativo possa desenvolver hábitos de vida saudáveis

Os trabalhadores espanhóis se ausentam do trabalho uma média de 11,4 dias ao ano, segundo o II Relatório sobre Absentismo Laboral recentemente publicado pela Adecco. Este número situa a Espanha como um dos países de seu entorno com maior nível de baixas trabalhistas. O absentismo é um dos problemas que mais afeta a competitividade das empresas e representa uma perda anual de bilhões de euros em nosso país. Estes dados devem ser considerados um incentivo na hora das companhias repensarem como abordam a relação com os trabalhadores e como fomentam seus hábitos de vida saudável.

13No caso das empresas espanholas, cada vez são mais as que apostam em implementar medidas que fomentam o bem-estar físico e psicológico dos empregados. Atualmente não basta a prevenção de riscos trabalhistas, é preciso ir á frente no cuidado do maior ativo das companhias: as pessoas. E, por outra parte, também se percebe que os trabalhadores cada vez mostram maior preocupação com sua saúde e seu bem-estar no trabalho, até o ponto que estudos e enquetes recentes evidenciam que as medidas relacionadas com a saúde constituem o benefício social mais valorizado pelos empregados.

MAIS QUE SÃO: SAUDÁVEIS

Uma vez garantidas as condições adequadas no entorno laboral e cobertas as necessidades básicas para o cuidado da saúde, o que pudemos constatar é que a promoção de melhores hábitos também beneficia empresas e trabalhadores. Os programas mais avançados de recursos humanos incluem, cada vez mais, a adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática de exercício físico e todo tipo de campanhas de saúde e prevenção.

No caso da Sanitas, além disso, se dá a circunstância que nossa atividade empresarial consiste, precisamente, em cuidar das pessoas, portanto temos claro que, para cumprir nossa missão corretamente, temos que começar de dentro, é uma questão de coerência.

Portanto, em linha com estes enfoques, decidimos iniciar o programa Sanitas Smile. Está baseado em quatro pilares que são exercício físico, alimentação, hidratação e promoção da saúde. E os resultados são espetaculares.

Atualmente participam mais de 1.300 empregados da companhia, um número impensável há alguns meses, e que, além disso, cresce rapidamente. Estão sendo fomentadas as práticas saudáveis, estamos ajudando as pessoas a viver e trabalhar melhor, e inclusive temos a possibilidade de medir as melhoras físicas, porque submetemos os participantes do programa que assim desejam a estudos fisiológicos –avalizados pela Universidade Europeia de Madri– que demonstram as melhoras físicas que se vão produzindo com a passagem dos meses. Eis aqui alguns exemplos: após seis meses, dedicam 3,7 horas mais por semana ao exercício físico, consomem 8% mais de verduras, 5% mais de carnes com pouca gordura e aumentaram seu consumo de água.

O programa Smile é hoje uma das marcas da Sanitas e, por meio de estudos avalizados pela Universidade Europeia de Madri, se comprovou a melhora física que produz em que participa

Começar este tipo de iniciativa nem sempre é simples. Choca, habitualmente, com dois problemas fundamentais: a falta de cultura corporativa, que deve ser criada, e a escassez de meios, que se supre com imaginação. Em nosso caso, com estímulo e esperança superamos os obstáculos que encontramos no caminho e hoje estamos muito orgulhosos do que conseguimos e do que o Sanitas Smile significa na filosofia da companhia.

O programa Smile é uma iniciativa pioneira, baseada em uma dupla ideia: que as pessoas necessitam de ajuda para cuidar-se e que promover os hábitos saudáveis nas empresas tem efeitos positivos não só na saúde do próprio coletivo de empregados, mas também para a própria empresa. Efetivamente, os resultados são bons de todo os pontos de vista: os participantes melhoram sua saúde e qualidade de vida, são mais felizes, de modo que desenvolvem orgulho de pertencer à companhia, e rendem mais e melhor. Portanto todos ficam contentes.

Yolanda Erburu
Diretora-executiva de Comunicação e Marketing do Grupo Sanitas
Diretora-executiva de Comunicação e Marketing e membro do Comitê de Direção do Grupo Sanitas na Espanha e América Latina e, como tal, é o responsável das áreas de comunicação, sustentabilidade, estratégia de marca e marketing. Além disso, é diretora-geral da Fundação Sanitas e presidente da Forética, associação de empresas e profissionais dedicada à RSE. Yolanda é Formada em Jornalismo e mestre em Comércio Internacional pela Universidade de Navarra.

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