UNO Agosto 2013

Estamos preparados

estamospreparados

Todo mundo sabe que a tentativa de trazer os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para o seu país é algo realmente importante. Não só pelo esporte, que é evidente, mas pela importância de sediar um evento como este em todos os aspectos: econômico, social, e até mesmo para a motivação de toda uma nação. Não existe um evento no mundo igual aos Jogos, e Madrid está há mais de 12 anos lutando para trazê-lo.

Há momentos em que uma cidade está pronta para sediar os Jogos, e outros em que não. Mas o importante, vital, é continuar trabalhando para estar preparado. E é o que temos feito nesta Candidatura.

Muitos podem dizer que perdemos nas duas ocasiões anteriores. Nós não percebemos assim. A cidade ganhou com essas tentativas. A cidade tem agora a infraestrutura que antes não tinha, e que já constitui um legado para esta cidade. Ganhamos, aprendemos e melhoramos durante este longo trajeto. Agora temos um projeto sólido, realista e, acima de tudo, responsável. E temos ainda um país e instituições que nos apoiam, sem dúvida.

Nos dias que restam até a eleição da sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, uma das perguntas mais recorrentes é: por que Madrid? E a resposta para nós é mais evidente do que nunca: porque estamos prontos, porque somos confiáveis e porque somos responsáveis.

Somos responsáveis com nossa cidade, com nosso país, nossos atletas, nosso esporte e com o Movimento Olímpico. Somos responsáveis porque o orçamento de Madrid 2020 se ajusta aos tempos de crise que percorre o mundo e foi concebido com o objetivo de modo que se transforme em um retorno real para a cidade no longo prazo.

Uma das perguntas mais comuns é: por que Madrid? E a resposta para nós é mais evidente do que nunca: porque estamos prontos, somos confiáveis e somos responsáveis

EstamospreparadosfullO investimento total para organizar os Jogos de Madrid é uma soma menor que a de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016. E nosso projeto não contempla “elefantes brancos”. Ou seja, não serão construídas instalações cujo futuro não esteja garantido. Contamos, no entanto, com espaços maravilhosos como Las Ventas ou El Retiro, lugares emblemáticos de Madrid que serão reconvertidos, pontualmente, para que façam parte da aventura olímpica da cidade.

Os orçamentos para Madrid 2020 são sólidos e conservadores e estão baseados em fortes compromissos públicos e privados. A candidatura da cidade se esforçou por desenhar um orçamento realista envolvendo um investimento responsável.
De fato, o orçamento COJO ( da organização dos Jogos Olímpicos), será de US$ 3.096 milhões, inteiramente financiado com recursos provenientes do evento. Preparar Madrid para os Jogos requererá outros US$ 1.708 milhões, que serão aportados pela Administração Pública; um terço pela prefeitura, um terço pelo Governo Estadual de Madrid e outro terço pelo Governo Central. Todos já assumiram compromissos para garantir esse investimento caso Madrid seja designada para sediar os Jogos de 2020.

Além disso, a cidade já tem 80% das infraestruturas prontas, de modo que não é preciso fazer grandes investimentos. E em todo caso, as autoridades espanholas estão amplamente preparadas para atender o investimento estabelecido.

Madrid 2020 é, sem dúvida, um projeto sólido, realista e com uma qualidade técnica excepcional. E que tem, adicionalmente, outro ponto forte: a experiência em organização da nossa cidade e do nosso país. Só nos últimos dez anos, a Espanha tem acolhido 77 Campeonatos Mundiais e 85 Campeonatos da Europa. Nossos estádios têm sido palco para mundiais de Handbol, Taça dos Campeões da UEFA, torneios internacionais de tênis e milhares de eventos esportivos nos quais não só destacaram-se atletas, mas também voluntários e técnicos que tornaram possível estas competições.

Contamos também com uma fantástica rede de transportes que permitirá milhões de visitantes que chegam à nossa cidade possam movimentar-se confortavelmente.

Não estamos adaptando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos à nossa cidade, é ela que já se adaptou aos Jogos.

Todo mundo já sabe: Madrid é uma cidade acolhedora, confortável, segura e cosmopolita, que espera de braços abertos atletas e visitantes. Uma cidade que possui uma oferta de lazer e cultura única, e onde milhões de pessoas vivem com paixão o esporte, sejam ou não atletas, e esperam experimentar em primeira pessoa uns Jogos em nosso país.

Não estamos adaptando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos à nossa cidade, é ela que já se adaptou aos Jogos

A candidatura de Madrid não é uma Candidatura de promessas, sempre fizemos tudo aquilo que dissemos. Madrid 2020 não é uma Candidatura de sonhos, já está construída. Só precisamos seguir avançando para que no dia 7 de setembro Jacques Rogge leia em voz alta as seis letras que dão nome à nossa cidade: M-A-D-R-I-D. E esse será o momento de continuar trabalhando. Por e para o esporte e os atletas.

Alejandro Blanco
Presidente da Sociedade Madrid 2020 e do Comitê Olímpico Espanhol
Presidente da Sociedade Madrid 2020 e do Comitê Olímpico Espanhol. Membro do Comitê Executivo dos Comitês Olímpicos Europeus. Presidiu a Federação Espanhola de Judô entre 1993 e 2005. Foi o primeiro presidente da Confederação das Federações Desportivas Espanholas. Graduado em Educação Física. Sétimo Dan de Judô. Medalha de Ouro das Reais Ordens do Mérito Desportivo.

Artigos publicados na UNO

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?