UNO Agosto 2013

A gestão constante das incertezas

incertidumbres
Cerca de 95% das empresas (multinacionais, familiares ou PME), de qualquer tipo, bem como a maioria dos países (pensemos só nos ocidentais) têm, pelo menos, uma crise que afeta sua imagem, reputação e, no primeiro caso, a sua conta de resultados. A palavra crise é a mais repetida na mídia econômica do mundo inteiro (especialmente nestes países ocidentais e nas chamadas economias emergentes) não agora, obviamente, mas sempre.

A gestão da incerteza é portanto o padrão normal tanto das empresas como de governos, apesar dos altos executivos ou líderes políticos insistirem que não terão que gerenciar em “tempos difíceis”. Pode até acontecer, digamos que de uma forma muito coloquial, sem que tivessem “culpa”, já que fatores externos podem afetar os comportamentos internos.

O ruim não é tanto saber que os próximos anos continuarão marcados pela convivência inseparável com a incerteza, mas que aqueles que devem tomar as decisões finais, que as vezes são as únicas, não estão preparados para isso.
A dicotomia entre populismo e rigidez tecnocrática a um e outro lado do Atlântico tem a visão de curto prazo como eixo fundamental e, portanto, sucessos tão relativos que, antes ou depois, terminarão em fracasso. Esta visão de curto prazo é a inimiga número “um” da estratégia, da mesma forma que muitos líderes, políticos e empresariais, confundem estratégia com uma série de ações.

A falta dessa transparência que, às vezes, exigimos aos governantes também deveria ser pedida aos líderes empresariais, porque em tempos de incerteza o silêncio não é apenas rentável, mas dá muito do que falar

A confiança é a coisa mais sagrada entre as pessoas e as instituições supondo que o termo poderia sacralizar-se. A confiança em si mesmo, nos mercados, nas empresas ou nos países seria o primeiro segredo do sucesso em tempos de incerteza e é precisamente um problema endêmico que assola a tomada de decisões. Muitas vezes ouvimos que “crise é igual a oportunidade” e digo que isso é um disparate absoluto porque para gerar oportunidades não é preciso passar por uma crise.

incertidumbres-fullSe separássemos o acrônimo CRISIS (em espanhol) em C de confiança, R de responsabilidade, I de inteligência, S de segurança, I de iniciativa e S de serenidade, teríamos as principais deficiências de muitos, mas não todos, os líderes carismáticos que governam países ou empresas. Se de tudo isso nos centrássemos unicamente no termo confiança, veríamos a falta de preparação e prevenção em termos de estratégia. Prevenção significa não deixar a gestão, política ou empresarial, à improvisação e ainda menos às ideias brilhantes do momento sem uma análise prévia. Em definitivo, gerir a confiança supõe repensar o modelo de empresa ou país ou instituição de forma contínua, sem precipitações, sempre buscando soluções e não culpabilidades e olhando sempre a longo prazo, mesmo quando a realidade “do curto” nos aperta.

A perda de confiança não é um sonho. É tangível. A falta dessa transparência que, por vezes, exigimos dos governantes, de cá e lá, ontem, hoje e certamente amanhã, deveria também ser exigida aos líderes empresariais pois, não esqueçamos, em tempos de incerteza não só o silêncio é rentável, mas dá muito do que falar.

Eu diria que aqueles governos, países e empresas que não sabem comunicar, pouco ou nada influem na tomada de decisões. As políticas de comunicação deficientes e até mesmo a comunicação entendida como um “mal menor” é uma garantia, antes ou depois, de um fracasso político ou empresarial. As estratégias de comunicação são ferramentas muito poderosas em tempos de incerteza e como bem sabem os leitores da UNO, que ninguém confunda comunicação com propaganda e muito menos com “fazer bonito” na mídia. Em tempos como estes, é mais rentável investir em comunicação que gerir as consequências, políticas ou de negócios, de uma nula ou péssima estratégia de comunicação.

A situação atual é real mas também tem muito de psicológico e devemos fazer, da empresa e da política, uma análise rigorosa de consciência para saber exatamente o que nos afeta de forma real e separar os medos, receios e suspeitas . O “conheça a você mesmo”, como diziam os clássicos, é mais necessário do que nunca e essa confiança que pedimos aos outros é a que devemos oferecer em nossos ambientes circundantes. O tempo é curto. Não esperemos que a solução venha do “papai Estado”, nem dos governos ou da providência divina.

Os próximos anos seguirão marcados pela convivência inseparável com a incerteza e aqueles que devem tomar decisões não estão preparados

A lentidão mostrada por alguns líderes, motivada pela falta de estratégia, deve ser combatida com a velocidade de cada um de nós para estar convencidos de que podemos confiar nas nossas capacidades e que tanto em tempos de crise como de prosperidade essas capacidades são sempre maiores do que as tendências pessimistas que nos lembram dia após dia os mercados, a mídia e até mesmo nossos familiares e amigos.

Enrique Alcat
Diretor do Programa Superior em Gestão Empresarial e Direção de Comunicação do IE Business School

 

Diretor-Executivo do Programa Superior em Gestão Empresarial e Direção de Comunicações, responsável pela organização da IE Business School e da Associação de Diretivos de Comunicação. Formado em Ciências da Informação pela Universidade de Navarra e PDD pelo IESE Business School. Já treinou mais de 8 mil executivos em comunicação e geriu mais de 200 casos de crises corporativas. Autor dos livros Y ahora ¿qué?, Seis recetas para superar la crisis e ¡Influye!, foi homenageado com o Prêmio Manager Thinker 2010, pela sua contribuição no campo da comunicação ao mundo da empresa. @EnriqueAlcat

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