UNO Agosto 2013

Latinoamérica no centro do mundo

Ao chegar ao nono número da UNO, e mantendo a preocupação em fazer da UNO um lugar de encontro e debate aberto e livre a respeito de assuntos de interesse presentes na agenda dos tomadores de decisões empresariais e políticos em ambos os lados do Atlântico, optamos por transformar a UNO#9 em um número extraordinário sobre a América Latina, no qual a Região é vista como o novo eixo ao redor do qual giram as grandes oportunidades de negócio e comércio do mundo, devido à sua equidistância com uma Europa prisioneira do círculo vicioso da “Grande Recessão” e uma Ásia em plena efervescência econômica –especialmente a China, a Índia e a Coréia.

Sem dívidas, esta posição privilegiada que a América Latina desfruta é não somente uma grande oportunidade para os países da Região e seus habitantes, como também para todas aquelas empresas cujas matrizes se encontram em outras localidades, já que o atual ciclo combinado e virtuoso de crescimento econômico e estabilidade política, como praticamente não tinha sido visto nessa zona do planeta desde a independência de suas nações, é uma oportunidade da qual ninguém deveria privar-se.

América Latina tem em suas mãos a possibilidade de transformar-se no ator principal, como potência politicamente estável e economicamente sustentável, de uma ordem econômica mundial

01_1A prova disso está no fato de que a América Latina está, no geral, e salvo algumas exceções, tirando proveito efetiva e inteligentemente dessa ocasião histórica para atrair investidores estrangeiros, para fortalecer as relações de muitos de seus países com o grande vizinho do norte, para reduzir suas desigualdades sociais e a pobreza para liberalizar, repito, salvo algumas exceções, suas estruturas econômicas e distanciar-se, definitivamente, do binômio suicida dos guerrilheiros e dos golpismos, por um lado, e do intervencionismo econômico, por outro.

Dessa forma, a América Latina tem em suas mãos a possibilidade de transformar-se no ator principal, como potência politicamente estável e economicamente sustentável, de uma ordem econômica mundial.

Ao mesmo tempo, a América Latina se transformou em um novo ambiente repleto de desafios e possibilidades, sempre e quando sejam abordados com a suficiente humildade para dedicar tempo, inteligência e recursos para conhecer melhor e em profundidade as complexidades e diferenças das suas culturas, suas economias, seus regimes políticos, suas classes dirigentes, suas populações autóctones e indígenas, as aspirações e expectativas de seus povos e, finalmente, dos seus sonhos para poder integrar-se e ser aceito com naturalidade. Como dizemos em LLORENTE & CUENCA:
“EU (L) a América Latina”.

José Antonio Llorente
Sócio Fundador e Presidente da LLYC
Como especialista em comunicação corporativa e financeira, ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência assessorou numerosas operações corporativas – fusões, aquisições, desinvestimentos, joint ventures e colocação em bolsa –. É o primeiro profissional espanhol que recebe o prêmio SABRE Award de Honra pela realização Individual dos objetivos extraordinários - SABRE Award por Outstanding Individual Achievement - um prêmio a nível europeu, concedido pela The Holmes Report. Durante dez anos trabalhou para a firma multinacional Burson-Marsteller, onde foi Conselheiro Delegado. Atualmente é membro do Patronato da Fundação Euroamérica e da Junta Diretiva da Associação Espanhola de Acionistas Minoritários de Empresas Cotizadas. Pertence também ao Conselho Assessor de PME da Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas, à Junta Diretiva da Associação de Agências de Espanha, e ao Conselho Assessor do Executive MBA em Direção de Organizações de Serviços Profissionais organizado por Garrigues. José Antonio é Licenciado em Ciências da Informação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid, e especialista em Public Affairs pela Indiana University da Pensilvânia e pelo Henley College de Oxford.

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?