UNO Novembro 2015

A pujança universitária e internacional da Celac-UE

18_2

A celebração do VIII Cúpula dos Presidentes, atualmente chamada de CELAC-UE, realizada em Bruxelas dias 9 e 10 de junho, destacou a importância da Associação Estratégica em funcionamento desde a Cúpula do Rio, em 1999, há 16 anos e que agora está formada por 61 estados e mais de um bilhão de cidadãos. Estes compartilham valores, têm interesses comuns e defendem uma visão de mundo baseada na economia social de mercado, que é uma das formas de capitalismo. Neste caso, uma face humana, o que é consequência do equilíbrio entre o mercado, sociedade e estado.

Como professor dedicado ao estudo das Relações Internacionais, existem dois elementos, que por sua vez estão ligados, que gostaria de sublinhar, tendo em conta as conquistas alcançadas e o aprovado plano de ação futuro, na busca do Espaço Europeu de Ensino Superior Euro-Latino-Americano e da dimensão global da crescente influência na governança mundial desta Associação Estratégica Euro-Latino-Americana.

Em relação à criação do Espaço de Ensino Superior, devo enfatizar a importância da tomada de consciência, ao máximo nível e pela primeira vez, dos seus chefes de Estado aos seu planos de ação, quando indicado, entre outros pontos, “contribuir para o futuro de Espaço de Educação Superior UE-CELAC”, estabelecendo um conjunto de medidas precisas para atingir esse objetivo.

O efeito especialmente enriquecedor para os nossos dois idiomas, o português e o castelhano e para as universidades nos países nos quais os falamos e para as sociedades a que pertencem

É conhecido o sucesso obtido pela Declaração de Bolonha de 1999, que lançou o Espaço Europeu de Ensino Superior, e que exigiu uma série de medidas que tiveram que ser aplicadas aos Estados-Membros para tornar possível a livre e completa circulação de estudantes, pesquisadores, professores e pessoal administrativo, constituindo o principal espaço universitário do mundo. Além disso, é preciso recordar a mudança que isto significou para a empregabilidade e a inserção laboral, da passagem “do saber ao saber fazer”.

18Agora, trata-se de dar um passo a mais, estabelecendo, por sua vez, um conjunto de medidas que tornem possível a configuração deste Espaço Euro-latino-americano, que nesta situação é ainda mais difícil, porque envolve mais do que o dobro de estados e pessoas, e por sua vez, alguns deles, os latino-americanos, muito mais heterogêneos. Isso será possível graças à abordagem que está sendo produzida entre as nossas regiões, com base no surgimento, cada vez mais explícito, dos valores compartilhados de defesa dos direitos humanos, democracia e estado de direito.

O impacto estratégico de alcançar este espaço é importante para as duas regiões, embora talvez ainda tarde uma década.  Os efeitos colaterais positivos são muitos, incluindo o efeito especialmente enriquecedor para os nossos dois idiomas, o português e o castelhano e para as universidades nos países nos quais os falamos e para as sociedades a que pertencem. O que, por sua vez, trará influência à dimensão internacional de Portugal e Espanha.

Esta relevância fortalecerá a influência internacional que já têm e é progressiva, de nossos valores comuns euro-latino-americanos, bem como nosso modelo de sociedade na política mundial, que permitam o avanço, em escala mundial, da democratização e redistribuição do conhecimento, o acesso à produção intelectual universal e a criação de uma governança baseada nos direitos humanos, na solidariedade, na paz, na inclusão e na coesão social.

A importância internacional do bloco euro-latino-americano e os valores que o sustentam é impressionante e geralmente pouco conhecida

Neste sentido, é importante destacar a dimensão externa que esta Associação Estratégica já tomou em fóruns internacionais, em especial na Assembleia Geral das Nações Unidas, o que pode influenciar, quando juntos, em importantes decisões tomadas neste fórum. Na verdade, graças à defesa conjunta da mesma visão que temos do mundo, progressos significativos foram alcançados, em âmbitos onde os mais importantes atores internacionais, como os Estados Unidos, China e Rússia não estavam de acordo, ou inclusive era oponentes.

Devemos mencionar a moratória conseguida contra a pena de morte votada na Assembleia Geral, a vigência e a aplicação do Estatuto de Roma da Corte Penal Internacional, a luta contra as mudanças climáticas, a Agenda de Desenvolvimento pós-2015, a recente entrada do Tratado de Comércio de Armas em dezembro 2014 em vigor…, entre muitos outros exemplos alcançados, sobretudo nos últimos anos desde que exista essa associação estratégica.

A importância internacional do bloco euro-latino-americano e os valores que o sustentam é impressionante e geralmente pouco conhecida. Os avanços na consolidação desta renovada governança mundial dependerão, em grande medida, do sucesso da estratégia global que a Cúpula UE-CELAC do último mês de junho vai adotar. Juntos, os euro-latino-americanos, podem influenciar ainda mais na defesa dos valores compartilhados e na visão comum do mundo como não pode fazer nenhum outro grupo de países, devido não apenas ao número, mas ao valor da nossa inspiração política.

Francisco Aldecoa
Catedrático de Relações Internacionais da Universidade Complutense de Madri / Espanha
É catedrático de Relações Internacionais na Universidade do País Basco (desde 1990) e do Departamento de Direito Internacional Público e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madri (2000), onde também foi reitor (2002-2010). É titular da Cátedra Jean Monnet da Comissão Europeia desde 1994 e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Bucareste (2009). Foi presidente da Associação Espanhola de Professores de Direito Internacional e Relações Internacionais (2005-2009). Atualmente, é diretor do Centro de Gestão, Análise e Avaliação da Universidade Complutense de Madri. [Espanha]

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?