UNO Fevereiro 2018

Movendo vidas na economia das experiências

A tecnologia está mudando nossas vidas e de modo muito rápido. Hoje, nos informamos, compramos ou nos relacionamos com os nossos amigos, clientes, colegas e inclusive familiares de uma forma diferente daquela que fazíamos há apenas alguns anos. Vivemos num mundo em constante mudança, no qual os dogmas e certezas de ontem deixaram de servir para predizer o amanhã, coisa que gera incerteza não somente sobre o futuro, mas também sobre o nosso presente imediato.

O Grupo Corporativo Pérez é uma empresa com mais de 60 anos de experiência, líder no setor automotivo no Panamá, porém consciente de que os êxitos do passado não garantem o êxito do futuro e, por isso, é preciso desenvolver uma nova inteligência coletiva renovando nossa proposta de valor para continuar sendo uma empresa de referência. Enfrentamos as mudanças de uma forma otimista e consideramos que os desafios assumidos com audácia constituem uma oportunidade de criar novas possibilidades para os nossos clientes e um renovado crescimento para a empresa.

A disrupção está apagando as fronteiras da indústria automotiva. Nós já não fabricamos automóveis, mas desenvolvemos tecnologia, automóveis automatizados, motores alternativos, soluções de robótica, etc. onde quer que a mobilidade se converta em serviço. Nosso negócio já não é vender automóveis, embora contemos com as melhores marcas em nível internacional, como Toyota ou Lexus. Nosso trabalho tem a ver com criar um relacionamento com os nossos clientes para entender suas necessidades e lhes oferecer as melhores soluções de mobilidade.

Nosso trabalho tem a ver com criar um relacionamento com os nossos clientes para entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções de mobilidade

Até agora, ter bons automóveis garantia, de certo modo, fidelizar os clientes. No entanto, o projeto, a capacidade técnica ou a tecnologia já não garantem o sucesso. Necessita-se muito mais que isso, além de fazer com que os sonhos dos nossos clientes se tornem realidade. Nossa razão de ser continua sendo “movimentar vidas”, o que significa muito mais que o movimento físico. É tocar o coração das pessoas para que elas se movam emocionalmente e se comprometam com os nossos valores de qualidade, competitividade e sustentabilidade econômica, social e ambiental. E tudo isso tem a ver com dispor de uma empresa e de uma equipe humana apaixonada e comprometida com o seu trabalho, permitindo-nos atender e servir aos nossos clientes.

Para gerar o compromisso necessário e a atitude para enfrentar os novos desafios devemos passar de uma cultura dominante centrada no produto, para uma cultura de excelência no serviço ao cliente. Por outro lado, devemos desenvolver o mesmo nível de excelência em todos e cada um dos pontos de contato com a nossa marca numa organização com dezenas de concessionários e centros de serviço ao longo e ao largo do país.

Para passar de uma economia industrial a uma de serviços, o produto e o serviço têm que gerar o emparelhamento perfeito para produzir uma experiência igual ou melhor que as expectativas dos nossos clientes. Devemos oferecer um serviço que transmita segurança, inovação e excelência, transformando o corriqueiro em algo extraordinário. Qualquer momento de contato tem que ser tão extraordinário como os nossos automóveis.

Para conseguir isso, nossas empresas devem apostar num processo de transformação, convertendo-nos numa organização que gera experiências. Temos grandes automóveis, as melhores equipes, a mais ampla rede comercial e de assistência, mas para sermos competitivos e sustentáveis temos que gerar a melhor experiência. Queremos clientes satisfeitos com os nossos automóveis e com o nosso trabalho, para que sua experiência os mova a contá-la e a compartilhá-la com os outros.

Nesse processo, a tecnologia é um excelente aliado, pois agiliza os processos e encurta os tempos, algo extraordinariamente valioso para os clientes. Da mesma forma, oferece a oportunidade de os vincular e fidelizar, atendendo-os rapidamente em caso de necessidade de assistência. Cada cliente é uma oportunidade para construir uma relação de confiança no longo prazo, se cada interação estiver bem concebida e executada, e se conseguirmos desenvolver plataformas que gerem uma insuperável experiência de cliente, integrando o aspecto humano e o tecnológico. O aspecto digital tem cada vez mais importância, porém uma equipe comprometida e apaixonada realmente faz a diferença.

Este processo de orientação clientecêntrica é, além disso, uma responsabilidade.  A Ricardo Pérez, ao longo de sua história, demostrou que o fato de sermos uma empresa responsável, permitiu que fôssemos uma empresa rentável. Cada vez que devolvemos à sociedade uma parte do valor econômico que geramos, somos por ela reconhecidos e ganhamos novamente a sua confiança. Só assim tem sentido fazer negócios, e essa é a estratégia central da nossa atividade.

Nosso trabalho, ao longo destes 62 anos, está impregnado de pequenas grandes histórias, resultado de um trabalho diário elaborado e bem pensado, olhando tanto para fora da empresa e servindo aos nossos clientes, como, igualmente, para dentro, movendo também as vidas dos nossos colaboradores, oferecendo-lhes as ferramentas e a formação necessárias para melhorar.

Estamos orgulhosos do caminho percorrido, mas sabemos que podemos conseguir mais. Enfrentamos um mundo no qual a transformação digital incidirá extremamente na forma de mobilização das pessoas para o ano 2050 e, por isso, temos que nos antecipar. As necessidades e expectativas dos clientes mudam, e devemos nos adaptar constantemente às novas realidades. A experiência oferecida ao cliente vai se tornar a principal vantagem competitiva e, por isso, temos que construir novas experiências que façam com que os momentos transacionais gerem sensações positivas e memoráveis, superando as expectativas dos clientes.

Cada cliente é uma oportunidade para construir uma relação de confiança no longo prazo

Nessa caminhada, a coerência é imprescindível, e nós estamos desenhando ativamente uma estratégia que faça com que, como organização, destaquemos claramente a nossa proposta de valor e a estratégia de diferenciação e personalização perante terceiros. Nesse processo, a comunicação desempenha um papel fundamental para monitorar e avaliar, por meio da escuta ativa, a percepção dos nossos clientes e stakeholders. Comunicar é escutar e, por isso, precisamos manter uma grande conversa, aberta e transparente, com os clientes e com a sociedade.

Tornamos realidade desafios que pareciam impossíveis. Temos diante de nós outros novos desafios que só poderemos resolver se trabalharmos com audácia, criatividade e eficiência. Queremos continuar movendo vidas como fizemos nas últimas décadas e, para isso, a confiança dos nossos clientes é e será a base do nosso sucesso do futuro.

Javier Díaz
Primeiro vice-presidente e CEO do Grupo Corporativo Pérez
Díaz, de 45 anos, é um dos executivos mais jovens a liderar um conglomerado de empresas tão importantes quanto o Grupo Corporativo Pérez no Panamá. Em 2015, tornou-se o primeiro vice-presidente executivo e CEO da companhia, após quase 10 anos de uma carreira ascendente, que começou em 2002, como gerente comercial da Divisão Automotiva da Ricardo Pérez S.A. Atualmente, lidera uma equipe de mais de 1.600 colaboradores, com uma visão de crescimento sustentável e robusto de uma empresa com 60 anos de tradição familiar, cujos acionistas confiam seus bens a um grupo profissional, a partir de uma proposta de visão de sustentabilidade estruturada na confiança e na audácia. [Panamá]

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