UNO Agosto 2013

Democracia, Mercados, Empresas: Entre a Confiança e a Incerteza

Começamos esta UNO 11 celebrando dois novos prêmios para nossa revista: The Grand Award for Best of Magazines – Overall Presentation e o Gold Mercury Award no The Mercury International Awards 2012/13. Duas homenagens que reconhecem o trabalho de todos os colaboradores externos e internos da empresa que tornam possível a publicação da UNO.

A UNO#11 nos aproxima de questões-chave dos negócios globais: a necessidade de gerir a diversidade dos ambientes operacionais nos quais se desenvolvem as atividades de empresas, instituições financeiras e indústrias em ambos os lados do Atlântico.

O desafio do momento: gerir a diversidade de ambientes operacionais nos quais se desenvolvem os negócios das empresas, instituições financeiras e indústrias nos dois lados do Atlântico

Por um lado, na Península Ibérica, no contexto da situação que atravessa uma União Europeia com dificuldades para sair dos efeitos causados pela “Grande Recessão”, e onde é imperativo reforçar e aumentar a confiança e credibilidade das organizações que foram perdidas em seu ambiente operacional e entre os seus stakeholders.

democracia-fullPor outro lado, na América Latina, com todas as contradições e exceções, se vive o ciclo do desenvolvimento econômico virtuoso mais longo das últimas décadas.

Esta edição da revista UNO reflete o estado do debate sobre esta questão e as oportunidades e os desafios de gerenciar um ambiente tão complexo para a Alta Direção das empresas com interesses nos mercados de língua hispano-portuguesa na Ibéria e na América Latina. Ou seja, a identificação e dissociação dos principais riscos que devem ser abordadas no âmbito das relações com o regulador e o mundo da política, no campo das expectativas econômicas e o das exigências dos mercados, analistas, investidores e stakeholders, assim como em termos do exercício da função de gestão.

Espero que disfrute desta edição da UNO e que, na medida das suas possibilidades, suas matérias ajudem a navegar através dos desafios que testam a liderança corporativa que, por sua vez, deve encontrar o melhor delas mesmas para sair com sucesso do labirinto atual.

José Antonio Llorente
Sócio Fundador e Presidente da LLORENTE & CUENCA
Como especialista em comunicação corporativa e financeira, ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência assessorou numerosas operações corporativas – fusões, aquisições, desinvestimentos, joint ventures e colocação em bolsa –. É o primeiro profissional espanhol que recebe o prêmio SABRE Award de Honra pela realização Individual dos objetivos extraordinários - SABRE Award por Outstanding Individual Achievement - um prêmio a nível europeu, concedido pela The Holmes Report. Durante dez anos trabalhou para a firma multinacional Burson-Marsteller, onde foi Conselheiro Delegado. Atualmente é membro do Patronato da Fundação Euroamérica e da Junta Diretiva da Associação Espanhola de Acionistas Minoritários de Empresas Cotizadas. Pertence também ao Conselho Assessor de PME da Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas, à Junta Diretiva da Associação de Agências de Espanha, e ao Conselho Assessor do Executive MBA em Direção de Organizações de Serviços Profissionais organizado por Garrigues. José Antonio é Licenciado em Ciências da Informação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid, e especialista em Public Affairs pela Indiana University da Pensilvânia e pelo Henley College de Oxford. @jallorente [EUA / Espanha]

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?