UNO Março 2015

Inteligência estratégica e empresas: conhecer, compreender, agir, influenciar

Atualmente, a informação parece estar ao alcance de todos. Estamos rodeados de informação, que chega de maneira fácil, em diferentes quantidades. No entanto, a obtenção da informação relevante e a extração do significado desta enorme emaranhado de dados desestruturados que nos rodeiam, implicam em uma capacidade de análise que exige uma sólida preparação.

Os contextos econômicos, políticos, regulatórios, tecnológicos ou sociais estão estreitamente interconectados, e uma má interpretação desta complexa realidade pode levar empresas e organizações a decisões equivocadas. Para evitar esta situação, devemos melhorar nossa capacidade de estabelecer uma imagem autêntica da realidade e, sobretudo, de como esta pode afetar o futuro da companhia, seja pela ação da competência ou pelas pressões do entorno social ou regulatório.

01_1A disciplina de “inteligência”, no imaginário social, esteve, até pouco tempo atrás, ligada a um conceito de segurança dos Estados ou até mesmo à espionagem. Hoje, esta disciplina desenvolvida por autênticos especialistas em análise política, econômico e social, atravessou as fronteiras da segurança, para trazer conhecimento especializado na tomada de decisões empresariais.

Os Estados Unidos são pioneiros no desenvolvimento desta disciplina, primeiro em suas aplicações militares e civis e, atualmente, também como uma ferramenta a serviço da estratégia empresarial, não apenas quanto à necessidade de conhecimento dos competidores, mas também a respeito de como integrar as vantagens (e minimizar os riscos) procedentes do ambiente econômico e social.

A história de inúmeras companhias, algumas desaparecidas por não terem interpretado corretamente a informação e o contexto competitivo, e outras que souberam manter-se, frente a mudanças vertiginosas, fazendo uso da informação como fator de transformação, nos demonstram que o conhecimento e a antecipação durante a tomada de decisões possui, na atualidade, um valor incalculável para toda organização que deseja competir nas melhores condições.

A disciplina de “inteligência”, no imaginário social, esteve, até pouco tempo atrás, ligada a um conceito de segurança dos Estados ou até mesmo à espionagem

Por tudo isto, quisemos dedicar este número 19 da revista UNO ao conceito da inteligência competitiva, seu significado e importância, seu modo de produção e como utilizá-la de forma complementar ao desenvolvimento, não apenas nos planos estratégicos das empresas, mas também na tomada de decisões diárias. Contamos, como sempre, com especialistas de vários países onde a LLORENTE & CUENCA opera e com os muitos apoios significativos da Cátedra de Inteligência da Universidade Rei Juan Carlos e uma extraordinária reflexão do próprio diretor do Centro Nacional de Inteligência Espanhol.

José Antonio Llorente
Sócio Fundador e Presidente da LLORENTE & CUENCA
Como especialista em comunicação corporativa e financeira, ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência assessorou numerosas operações corporativas – fusões, aquisições, desinvestimentos, joint ventures e colocação em bolsa –. É o primeiro profissional espanhol que recebe o prêmio SABRE Award de Honra pela realização Individual dos objetivos extraordinários - SABRE Award por Outstanding Individual Achievement - um prêmio a nível europeu, concedido pela The Holmes Report. Durante dez anos trabalhou para a firma multinacional Burson-Marsteller, onde foi Conselheiro Delegado. Atualmente é membro do Patronato da Fundação Euroamérica e da Junta Diretiva da Associação Espanhola de Acionistas Minoritários de Empresas Cotizadas. Pertence também ao Conselho Assessor de PME da Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas, à Junta Diretiva da Associação de Agências de Espanha, e ao Conselho Assessor do Executive MBA em Direção de Organizações de Serviços Profissionais organizado por Garrigues. José Antonio é Licenciado em Ciências da Informação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid, e especialista em Public Affairs pela Indiana University da Pensilvânia e pelo Henley College de Oxford. @jallorente [EUA / Espanha]

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?