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Oatual contexto digital que é enfrentado por nossa sociedade impacta de maneira relevante no desenvolvimento de novos modelos de negócios e na gestão de organizações. As mudanças estão ocorrendo de uma forma tão acelerada que a sobrevivência de muitas organizações está em jogo, se estas não abraçam a era digital. A mudança está ocorrendo nas relações sociais e pessoais, mas também em nossos consumidores, nossos públicos de interesse e nossos colaboradores.

Precisamos de modelos de inovação que orientem a estratégia, a cultura, os processos e as capacidades de uma organização em direção a um projeto de estratégia digital clara. Mas não apenas isso. Também precisamos de líderes que defendam a mudança cultural em direção à transformação digital como uma via imprescindível para superar o novo mapa de desafios configurados após a crise.

É por essa razão que a atração e retenção de talentos é um enorme desafio nesse processo. As pessoas estão cada vez mais digitais. E não é de admirar, portanto, que as competências digitais estejam convertendo-se no centro das necessidades de todas as organizações.

É essencial entender e saber analisar a situação em que vivemos. Consumimos o que queremos, quando queremos e como queremos. A habilidade reside em estar perto de nossos públicos para dar-lhes exatamente o que eles precisam. A personalização, a simplicidade e o imediatismo são fundamentais para enfrentar essa nova etapa.

Precisamos de líderes que defendam a mudança cultural em direção à transformação digital como uma via imprescindível para superar o novo mapa de desafios configurados após a crise

01_1Falar de transformação digital realmente simboliza discutir a transformação do negócio. Os produtos e serviços experimentarão uma verdadeira revolução, e surgirão serviços de valor agregado que aproveitarão as novas tecnologias para gerar um impacto direto sobre a apresentação de resultados e sobre a experiência com o cliente. Otimizar canais e processos; procurar novos modelos e fluxos de receita com base em exigências dos clientes; e, naturalmente, mudar a cultura interna da empresa para incluir o “digital” no coração de tudo o que é feito.

São poucas as oportunidades e ameaças representadas por esse novo cenário para os negócios: a mobilidade, o big data, nuvem, a Internet das Coisas, a inteligência artificial, a realidade virtual etc. Por essa razão, a maioria das organizações está se voltando para novas habilidades e lideranças para promover com sucesso essa transição.

Esse número da UNO reúne e destaca um dos principais desafios para os gestores durante os próximos anos: a transformação digital. Nosso objetivo é estar abertos, ser ágeis e ter um foco incansável para abordar oportunidades existentes e futuras com nossos clientes.

A UNO#24 traz grandes profissionais, que compartilham seus pontos de vista e experiências sobre a digitalização. Apresenta as tendências sobre como as organizações estão adotando novas regras e fórmulas para construir seu futuro digital. Líderes que aceitam essa nova realidade que afeta todos os setores.

Todas as contribuições desta edição têm uma coisa em comum: a mudança. Sempre e quando podemos aceitar a mudança, o futuro é cheio de possibilidades.