UNO Dezembro 2016

Introdução

INTRODUÇÃO

O mundo está mudando e os líderes empresariais e políticos enfrentam novos desafios que definirão a configuração das próximas décadas. O fenômeno da globalização e da abertura econômica tocou fundo nas relações econômicas, no estilo de vida dos cidadãos e na forma de agir das empresas e das nações.

A sociedade está hiperconectada e a transmissão de informação produz-se a uma velocidade e com um alcance sem igual a ponto de colocar os líderes empresariais e políticos num escrutínio constante.

Produz-se um distanciamento, uma ruptura de sintonia entre a classe dirigente e a opinião pública. Os cidadãos demandam cada vez mais transparência, tanto das empresas como dos políticos, e o enfraquecimento do respaldo popular a ambos os entes supõe um desafio para a estabilidade dos sistemas.

Neste contexto, os líderes empresariais e políticos devem ser capazes de interpretar a realidade e de se aproximar dos cidadãos. Perante cidadãos cada vez mais empoderados e críticos, é preciso monitorar a opinião pública, interpretá-la corretamente e depois, agir em consequência. A hipertransparência, a gestão correta das informações, o diálogo com os cidadãos e entender os registros que exigem transformam-se numa obrigação e não em ativo.

Neste número de UNO abordamos este cenário de mudanças, o que se espera das empresas e de seus líderes e que papel os cidadãos desempenham em todo este processo.

José Antonio Llorente
Sócio Fundador e Presidente da LLORENTE & CUENCA
Como especialista em comunicação corporativa e financeira, ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência assessorou numerosas operações corporativas – fusões, aquisições, desinvestimentos, joint ventures e colocação em bolsa –. É o primeiro profissional espanhol que recebe o prêmio SABRE Award de Honra pela realização Individual dos objetivos extraordinários - SABRE Award por Outstanding Individual Achievement - um prêmio a nível europeu, concedido pela The Holmes Report. Durante dez anos trabalhou para a firma multinacional Burson-Marsteller, onde foi Conselheiro Delegado. Atualmente é membro do Patronato da Fundação Euroamérica e da Junta Diretiva da Associação Espanhola de Acionistas Minoritários de Empresas Cotizadas. Pertence também ao Conselho Assessor de PME da Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas, à Junta Diretiva da Associação de Agências de Espanha, e ao Conselho Assessor do Executive MBA em Direção de Organizações de Serviços Profissionais organizado por Garrigues. José Antonio é Licenciado em Ciências da Informação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid, e especialista em Public Affairs pela Indiana University da Pensilvânia e pelo Henley College de Oxford. @jallorente [EUA / Espanha]

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?