UNO Julho 2020

O desafio da moda pós COVID: autenticidade e raízes

O coronavírus foi um choque ao coração de nossa sociedade, mas é também uma oportunidade para construir uma nova forma de viver, de consumir e de vestir.
A pandemia nos afetou a todos e em muitos sentidos foi democratizadora. Com ela percebemos que somos todos um. Vivemos um momento de grande inclusividade, diversidade e de reelaboração de identidades diante do que é, ainda mais importante seguir dialogando com a sociedade, através de nossas coleções e nossa comunicação, para entender como evoluciona a vida de nossos clientes e quais são suas necessidades.

Para uma marca como a nossa, que está voltando à origem, realmente não há mudança no mundo pós COVID-19. Se trata de seguir nosso caminho. Indubitavelmente nele passarão coisas, mas a diferenciação, o ser profundamente um mesmo, segue sendo o mais importante porque já há muitas copias no mercado como para ser uma mais. A autenticidade é importante hoje. Em um mundo de fake news, é importante poder acreditar. Nossa proposta para o mundo da moda não se trata de que todos estejamos vestidos de uma marca ou outra, mas que estejamos vestidos de nós mesmos.

Apostar pela origem não significa ficar parado. É necessário reinterpretar continuamente nossos valores desde um enfoque renovado e injetar-lhes inovação.

“O único caminho de volta que faz sentido na moda, seja qual for o contexto ou a crise a que se tenha de adaptar, é conectarse ao seu ADN, à sua identidade, aos valores que são seus como marca”

A única volta atrás que tem sentido na moda, seja qual seja o contexto ou crise à que haja que adaptar-se, é conectar com seu ADN, com sua identidade, com os valores que te são próprios como marca porque manam de sua proposta de valor agregado no mercado. Em nosso caso, aproveitamos essa parada forçada para entrar em contato com nosso cliente e conhece-lo melhor. Pusemos em funcionamento nestas semanas uma série de focus groups para entender como está mudando a vida, como nos veem, que atributos e valores nos adjudicam e trabalhar sobre isso, partindo de uma realidade renovada. Uma realidade distinta.

No mundo pós COVID, o lazer é cada vez mais digital e doméstico. O fato de passar mais tempo em casa, para o setor têxtil significa a aceleração na compra online, mas também roupa mais cômoda, mais folgada e a necessidade de adaptar nossas coleções a esta circunstância. Se acelera a informalidade.

“Quando adotamos um olhar mais amplo, podemos fazer melhor as coisas. When you know better, you do better”

Após o confinamento, podem gerar-se novos medos e inseguranças na hora de voltar às lojas e é necessário adiantar-se a isso. Diante desta situação, reforçamos nossas equipes online e de atendimento ao cliente para atender àqueles clientes com menos conhecimento em todo o processo. Acreditamos firmemente que das crises se sai com inovação. Por isso, nos pareceu o momento ideal para lançar nosso projeto de inovação que leva um ano incubando-se. ADN. Um serviço digital que inclui inteligência artificial e que desenvolvermos com uma empresa que trabalha para a NASA.
Um novo modelo de consumo
É uma realidade que vivemos em um planeta delicado e que estamos cobertos por uma capa de azul tão frágil que temos que cuidá-la; mas também que quando adotamos um olhar mais amplo, podemos fazer melhor as coisas. When you know better, you do better.

As marcas e os estilos de vida que propõem, os valores que ostentam formam filosofias para muitas pessoas, geram identidades e investimentos que impulsam a criação de tribos.

Estamos diante de uma grande oportunidade para empresas como a nossa, empresas com valores. Adolfo Domínguez lançou há dez anos um Manifesto pelo Bem-estar Animal. Não nos pedia isso nosso cliente, mas era nossa forma de ver as mudanças que podíamos ir aplicando para melhorar o mundo. E nosso cliente o aceitou. Hoje em dia, 80% dos acessórios que vendemos são veganos e não utilizamos peles nem plumas exóticas em nossa coleção têxtil. Mas também somos a empresa que pôs de moda o linho nos anos 80, um material que é mais sustentável pelo fato de crescer em latitudes do norte, onde requer menos águas e pesticidas.
Agora, o mais importante para nós é refletir sobre o consumo, sobre o ritmo frenético da moda e o usar e jogar fora. Não acreditamos na obsolescência programada. Prendas que estão pensadas para descosturar, perder a cor e cujo estilo caduca rapidamente. Para nós, sustentável é uma saia que dura 10 anos. Nossa aposta pela atemporalidade significa também uma aposta pela qualidade e por algo muito difícil de conseguir: estar na moda e que além disso essa moda não caduque no tempo. E essa é nossa arte.

 

Adriana Domínguez
Presidenta executiva do grupo Adolfo Domínguez
Presidenta executiva do grupo Adolfo Domínguez desde maio de 2020, dois anos depois de haver sido nomeada conselheira delegada e três depois de ser designada diretora geral. A nova presidenta desenvolveu sua carreira profissional na empresa da família em duas etapas: entre 2000 e 2016 se especializou em áreas específicas de desenvolvimento (especialmente na linha de perfumes e publicidade); a partir de sua incorporação ao conselho de administração no final de 2016 iniciou sua carreira como primeira executiva da firma sendo a escolhida pelo conselho e sua família para encabeçar a terceira geração dos Domínguez.[Espanha]

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