UNO Novembro 2020

Um PASSO para o FUTURO: CONHECER as NOVAS GERAÇÕES

Que o mundo está mudando rapidamente, não é uma novidade. Todos somos conscientes e espectadores em primeira fila das grandes transformações que vivemos. Algumas melhores que outras, mas mudanças que nos afetam de igual maneira. A partir de processos políticos disruptivos, tecnologias que nos melhoram a vida diária, evoluções econômicas oscilantes e claro, uma pandemia que nos fez repensar tudo. 

A visão das coisas que tínhamos há menos de um ano, hoje mudou de forma drástica. O teletrabalho, por exemplo, que era uma prática motivacional de algumas empresas como parte de seus incentivos, é uma realidade que chegou para ficar. Bem como as videoconferências, que permitirão menos viagens ou traslados com a conseguinte economia de tempo. 

Essas mudanças, que se tornaram mais evidentes com COVID-19, são o reflexo mais palpável de um processo de transformações importantes. Mudanças que eram graduais, menos visíveis para as pessoas no dia a dia, mas muito mais profundas. Com isto me refiro à visão das novas gerações que, como os computadores, vêm com um chip diferente, tecnologizado e com um olhar para as coisas, a vida e o trabalho que entendemos desde muito antes de nos atingisse a pandemia do coronavírus.

A preocupação com a sustentabilidade, o impacto que geramos em nosso meio ambiente, o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, e o respeito à diversidade de gênero e a inclusão são algumas temáticas que vêm abrindo espaço aos trancos e barrancos. Devemos trabalhar para assimilá-los e colocá-los em prática. Às vezes, isso vai contra os olhos de outras gerações e todos têm que trabalhar por um consenso. Temos que ser mais flexíveis e nos adaptar às mudanças.

Mas aí, precisamente, está o segredo de tudo. Essa diferença de olhar e visões permite tirar o melhor de cada um. O respeito por ambos pontos de vista, por entender o que uns querem e outros temem. E dentro disso, o caminho é um só: avançar nas mudanças que a sociedade e as diferentes gerações pedem. 

É desta maneira que pensamos na 3M. Como uma empresa global que está constantemente inovando, impulsionando o progresso, a tecnologia e a curiosidade, antecipando os desafios do amanhã, estamos em constante mudança para nos adaptarmos ao futuro. E isso implica compreender e incorporar as novas gerações, suas inquietações, visões e pensamentos.

Por isso, o projeto Future Leaders divulgado pela LLYC está alinhado com o que fazemos na 3M. Trabalhar para entender estas novas vozes, conhecer suas motivações, sua linguagem, seu olhar do mundo que nos permita adiantar-nos, antecipar-nos e preparar-nos. É muito mais do que escutar e mostrar empatia para com o outro. É um olhar a partir do coletivo, motivações a partir da visão da empresa e menos a partir dos resultados. 

Neste sentido, na 3M fomos gerando programas que permitam aproximar-nos destas novas gerações, curiosas, desejosas de aprender, perguntar e questionar. Nosso objetivo como Corporação é trabalhar em políticas, benefícios e criar um ótimo ambiente que permita atrair e reter talentos para enfrentar novos desafios.

Internamente, geramos diversas iniciativas que nos permitem encarar o trabalho de forma diferenciada, com maior agilidade, autonomia e um olhar que demonstra a importância da pessoa em todas as áreas: maior autocuidado, melhor qualidade de vida e um equilíbrio ótimo entre a vida pessoal e profissional, para citar alguns.

Com a pandemia, foi relançado o programa “Flexabilidad2.0”, onde o trabalho pode ser feito de diferentes lugares sem a obrigação de ir ao escritório e foi estabelecido o projeto “Equilíbrio Trabalho e Vida” que incentiva e fornece recomendações para  organizar-se de melhor maneira com um trabalho que muitas vezes vai além da jornada de trabalho laboral, para conciliá-lo com o tempo pessoal e familiar.

Em última análise, entender que a vida é um equilíbrio completo e que o trabalho deve fazer parte dessa equação sem ser necessariamente o principal não é fácil. Requer uma importante mudança cultural, mas com respeito e convicção. É por isso que agradeço o esforço feito pela LLYC para delinear e conhecer esses novos líderes de amanhã. Usando tecnologia, criatividade e energia, empresas como a nossa caminham para o futuro.

Ximena Auil
CEO 3M Cone Sul
Engenheira Civil Industrial e diplomada em Marketing pela Universidade Católica do Chile. Anteriormente, foi mestre Black Belt para iniciativas Lean Six Sigma e ocupou cargos de responsabilidade em marketing, vendas, P+D e operações nos setores de consumo, segurança, gráficos, indústria e saúde. Ximena é membro da Comunidade Lean In de Sheryl Sandberg, participa do 3M Women's Leadership Forum, colabora com as organizações American Red Cross e Feed your Children. Atualmente é membro do Conselho de Administração da United Way Chile.

Queremos colaborar com você

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?