UNO Maio 2022

A colaboração público-privada para a transição ecológica

Durante os últimos anos, a sociedade espanhola se mostrou cada vez mais consciente da importância da preservação do capital natural e climático e da necessidade de um sistema econômico que assegure sua manutenção e regeneração de maneira adequada. No âmbito energético, isso requer um modelo de eletrificação da energia e descarbonização da eletricidade que assegure, além disso, —particularmente, na Espanha— a segurança do suprimento, cuja importância ficou tragicamente patente nos terríveis acontecimentos bélicos das últimas semanas.

A experiência demonstrou que o desafio da transição ecológica não pode ser solucionado unicamente, nem por capacidade nem por volume de recursos, a partir do setor público. As instituições públicas podem guiar o processo e o setor privado deve desempenhar sua função na execução dos investimentos necessários, em resposta a sinais regulatórios e econômicos emitidos no âmbito público.

Nessa necessária distribuição de papéis, ao setor público corresponde:

-Estabelecer as grandes prioridades coerentes com os objetivos ambientais e climáticos nacionais, que, por sua vez, devem corresponder razoavelmente aos fixos nos âmbitos europeu e internacional.

-O setor privado deveria contribuir com a maior parte do esforço de investimento, com aproximadamente 190 bilhões de euros.

-Incidir sobre as expectativas empresariais, assegurando, em particular, a irreversibilidade do processo frente aos enormes riscos e custos da inação.

-Respeitar os princípios de boa regulação registrados na normativa espanhola e europeia, respeitando os critérios de necessidade e proporcionalidade.

-Garantir a necessária estabilidade regulatória e segurança jurídica para os setores investidores que devem promover a transição, com a intenção de evitar sinais confusos ou contraditórios que poderiam distorcer o processo e favorecer a manutenção do status quo.

-Procurar a garantia de uma rentabilidade razoável que estimule e favoreça o investimento em infraestruturas e tecnologias sustentáveis. Devem ser infraestruturas e tecnologias facilitadoras que possibilitem as mudanças de comportamento associados aos sinais de preços (de pouco serve incentivar o consumo de energias limpas se não se promove o investimento em geração renovável; de pouco serve a promoção do veículo elétrico se não existem a infraestrutura ou os serviços de recarga suficientes).

-Assegurar que a tributação e outros instrumentos de política fiscal e orçamentária garantam a internalização nos preços das externalidades climáticas e ambientais.

-Determinar um ritmo de transição assumível econômica e socialmente, mas sempre coerente com a urgência do desafio. A necessidade de períodos transitórios não pode servir de desculpa para o atraso.

-Gerenciar a dimensão social do processo, assegurando uma compensação razoável aos coletivos mais vulneráveis que possam ser afetados, com um enfoque de transição justa.

 

Nos Estados compostos, como na Espanha, é fundamental também a devida coordenação entre as Administrações Públicas. A atuação de cada uma delas deve considerar o marco legal das instituições relevantes e sua atuação deve ser efetiva de maneira harmonizada e coordenada, para que o conjunto desta seja coerente com o interesse público em todas suas dimensões.

A partir deste marco institucional, o setor privado deve lançar sua atividade contribuindo com esforço de investimento e capacidade de execução, mas também conhecimento e inovação, com um horizonte de médio e longo prazo, com o objetivo último de que estes fins de interesse geral consigam, da maneira mais eficiente possível em um contexto competitivo, favorecedor do investimento.

A transição ecológica requer investimento em novas instalações e infraestruturas e, portanto, processos de revisão ambiental.

As cifras de investimento necessário são elevadas: o Plano Nacional Integrado de Energia e Clima (2019) prevê 240.000 milhões de euros somente para a transição energética. Alinhado com o anteriormente apontado, estima-se que o setor público deverá investir 50 bilhões de euros (infraestrutura e subvenções principalmente), enquanto o setor privado deveria contribuir com a maior parte do esforço de investimento, com aproximadamente 190 bilhões de euros. A sobreposição correta do público e o privado determinará que essas previsões possam ser levadas a termo, em particular a partir de um projeto adequado de subvenções e infraestrutura que assegure a máxima indução de investimento privado.

A colaboração público-privada admite diversos canais e ferramentas jurídicas. É importante que os instrumentos legais necessários existam e sejam accessíveis. Outros países, há tempos, aplicam fórmulas que permitem, com as salvaguardas necessárias, uma colaboração estreita e construtiva entre o setor público e o privado: pense nos procedimentos de licitação de “livros abertos” ou na possibilidade de apresentar a partir do setor privado propostas para futuros projetos (“iniciativas privadas”) em áreas onde exista interesse público e rentabilidade suficiente para o investidor. Na Espanha, a mera licitação de concessões ordinárias se tornou há muito tempo praticamente inviável ao se condicionar ou obstaculizar com requerimentos normativos de discutível utilidade pública.

Por último, a transição ecológica requer investimento em novas instalações e infraestruturas e, portanto, processos de revisão ambiental. É essencial que estes se apliquem de maneira rigorosa e séria: a Espanha é um país com uma grande riqueza natural que é imprescindível preservar. Também é necessário que tais processos internalizem o impacto ambiental do investimento para prevenir a mudança climática, cujo efeito protetor do ambiente a médio e longo prazo é indubitável. E, para isso, é necessário que esses processos de revisão ambiental levem associados uma dotação de recursos humanos e materiais proporcional à importância e urgência do desafio climático-ambiental e que se assegurem tempos razoáveis de tramitação. Não devemos associar o necessário rigor desses processos com a dilatação no tempo necessário para sua resolução; é possível realizar revisões ambientais exigentes ou mais em prazos razoáveis se estão disponíveis os recursos necessários para eles.

A colaboração público-privada deve procurar “o melhor dos dois mundos”. A simbiose do público e do privado operando de maneira independente, mas colaborativa.

Em resumo, a colaboração público-privada deve procurar “o melhor dos dois mundos”. A simbiose do público e do privado operando de maneira independente, mas colaborativa. Contribuindo cada um dos agentes com suas potencialidades de maneira que se consigam as maiores sinergias possíveis entre ambos. Estes foram os cimentos sobre os quais se construiu a posição europeia em matéria climática, e sua continuidade e reforço serão também chave para que a seguinte fase da transição ecológica (ainda mais delicada que a anterior) se desenvolva com eficácia e fluidez.

Joaquín Mollinedo
Diretor-geral de Relações Institucionais da ACCIONA
Licenciado em Direito pela Universidade Complutense de Madri, com prêmio extraordinário por sua carreira. Setor público: advogado e secretário-geral do Parlamento de La Rioja e da Assembleia de Madri; advogado-chefe da Seção de Estudos do Conselho Geral do Poder Judiciário. Professor de direito público e constitucional nas Universidades de Zaragoza, Carlos III e San Pablo CEU. Setor privado: diretor de Relações Institucionais da Amena e Auna; secretário-geral do Conselho de Administração da Orange; secretário-geral do grupo Vocento. Atualmente é diretor-geral de Relações Institucionais do grupo Acciona. [Espanha]

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