UNO Abril 2019

Desafios para oferecer experiências valiosas – A Visão de Los Cabos, México

Partindo da perspectiva de destino turístico, é cada vez mais difícil atender às múltiplas e variáveis necessidades dos viajantes modernos. Atualmente, há uma infinidade de tendências, nichos e particularidades que os consumidores procuram satisfazer durante suas viagens, seja de lazer, negócio ou em combinação (para o que se adotou o termo “bleisure”). Além disso, o valor das marcas mudou. Hoje um destino é mais visitado pelo que significa para o viajante de acordo com seus valores do que por sua oferta turística.

Se diferenciar da concorrência com uma proposta de valor é hoje uma primícia, não só na indústria do turismo, como também em qualquer setor econômico; ainda mais no ambiente atual onde parece que a única constante é que não há constante que as incertezas políticas, econômicas e culturais assombram o mundo. As viagens tornaram-se válvulas de escape e janelas da realidade de cada lugar.

As sociedades modernas e as não tanto consideram o tempo de lazer (onde as viagens têm prioridade) como um direito e um recurso não renovável. Porém, devido a sua escassez, eles procuram tirar o máximo dos elementos para mudar suas vidas, se conectar com eles mesmos (ou zen) e seus entes queridos, aprender ou desenvolver novas habilidades, provar ingredientes desconhecidos ou pisar em cantos desconhecidos.

“Diferenciar-se da concorrência com uma proposta de valor é hoje uma primícia, não só na indústria do turismo, mas também em qualquer setor econômico”

Os viajantes de hoje colecionam experiências de viagem de uma maneira diferente: eles buscam conectar e alinhar seus valores com as marcas, destinos e experiências que visitam, e estão irremediavelmente mais conscientes do ambiente e da comunidade local. Suas vivências são compartilhadas em redes sociais em tempo real, deixando um rasto indelével que incide de forma positiva ou negativa na reputação dos lugares. O turismo tem como nunca a responsabilidade de evoluir e cuidar da forma como usar os recursos disponíveis.

A inovação, agora tão em voga, não é mais uma opção, mas uma forma de sobrevivência. Os destinos –como epicentros da atividade turística– têm a responsabilidade de renovar o produto turístico, oferecer experiências únicas e manter a inspiração da viagem ao limite para satisfazer e superar a pré-concepção que os viajantes tinham do local em questão; do contrário eles irão para outro lugar, não vão voltar e, o que é pior, dirão para o mundo para não vir.

“Os viajantes de hoje colecionam experiências de viagem de uma maneira diferente: eles buscam conectar e alinhar seus valores com as marcas, destinos e experiências que visitam”

Los Cabos, com uma proposta integral de novas experiências de viagem e o mais alto padrão de serviço, está pronto para continuar recebendo a nova geração de viajantes. Com base na ampla diversidade de recursos naturais – deserto, mar e montanha – e na tradição cultural dos antigos povos da Baixa Califórnia, dez novas formas de visitar a região foram integradas, como ouvir o canto das baleias durante um jantar à beira do mar, conviver com os moradores locais visitando suas casas, ateliers e fazendas, ou explorar a Sierra de la Laguna através de trilhas onde você pode se hospedar em um acampamento de luxo (blamping), sob um céu iluminado por estrelas, para descobrir assim uma das regiões menos conhecidas e com mais variedade natural no México.

A segurança em Los Cabos, elemento integral para todos os viajantes, foi cuidada como em nenhum outro destino do país. A iniciativa privada contribuiu com grandes recursos financeiros e capacidade técnica para complementar os esforços do setor público. A estratégia de segurança não apenas “tem em mente” o visitante, mas também a comunidade local e seu bem-estar. Há lacunas a serem fechadas, sem dúvidas, mas o caminho em busca da equidade social foi traçado.

A Baixa Califórnia do Sul é hoje a região com maior crescimento per capita do México (com 16,1 %), principalmente devido ao turismo e à atividade econômica que é gerada transversalmente. O cuidado com o meio ambiente, através da regulamentação, do Plano de Desenvolvimento e de uma visão de longo prazo, permitiu a atração de novos investimentos com um modelo sustentável de baixo impacto –em média, a planta hoteleira possui 250 quartos por propriedade.

Los Cabos consolida-se com uma oferta de valor única para atender às demandas do viajante moderno que busca experiências incomparáveis, autenticidade, bom clima, consciência social, segurança e recreação. Só falta você.

Rodrigo Esponda
Diretor-geral da Fideicomiso de Turismo de Los Cabos
Profissional especializado na promoção de destinos turísticos, com mais de 18 anos de experiência no setor. Desde 2016, é diretor-geral da Fideicomiso de Turismo de Los Cabos. Anteriormente, colaborou com o Conselho de Promoção Turística do México como Diretor Regional para a América do Norte, coordenando os esforços de promoção do México nos Estados Unidos e no Canadá, e vinculando-se aos principais operadores turísticos e agências de viagens a partir de 18 escritórios de representação. Esponda também atuou como Diretor Institucional do Fundo Nacional de Promoção do Turismo e foi professor de Planejamento de Turismo na Universidade de Nova York. É formado em Arquitetura pela Universidade Nacional Autônoma do México, conta com mestrado em administração pela Universidade de Columbia, em Nova York, e é certificado em Meetings Professional pelo Convention Industry Council. [México]

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