UNO Novembro 2022

Incerteza também é uma oportunidade

Os cisnes negros são o tipo de eventos que não prevemos, mas que, precisamente por causa disso, têm um enorme impacto nas sociedades. Nos últimos anos, experimentamos duas, a pandemia e a guerra na Ucrânia. Ambas transformaram rapidamente muitas de nossas expectativas, algumas de nossas crenças e grande parte de nossa atividade profissional e bem-estar pessoal.

Isto, juntamente com processos já em andamento, como a digitalização e a transição ecológica, nos lançou em uma nova era de incertezas e mudanças. Esta é uma forma de incerteza que afeta os grandes dados macroeconômicos e as políticas nacionais e internacionais, mas também questões concretas e cotidianas: à doença e à saúde mental, os locais de trabalho, os bancos, a relação dos cidadãos com o Estado, o uso da tecnologia, a forma como consumimos, as fontes de nossa energia, as noções clássicas de reputação e responsabilidade social, entre muitos outros aspectos da vida.

Esta é uma forma de incerteza que afeta os grandes dados macroeconômicos e as políticas nacionais e internacionais, mas também questões concretas e cotidianas: à doença e à saúde mental, os locais de trabalho, os bancos, a relação dos cidadãos com o Estado, o uso da tecnologia, a forma como consumimos

No entanto, nada seria pior do que ficar paralisado por essas muitas incertezas. A responsabilidade de todos nós e, particularmente dos responsáveis pelos negócios e pela comunicação, é aprender a gerenciá-los, descobrir as oportunidades que eles oferecem para se tornarem mais eficazes e resistentes e transformá-los, na medida do possível, em janelas de oportunidade de melhoria.

Esta nova edição da revista UNO da LLYC tem como objetivo fornecer algumas ideias sobre a gestão da incerteza. Há um ditado que diz que “saber é metade da batalha”, ou seja, saber o que estamos enfrentando é ter a metade do desafio vencido. E, assim, a era da incerteza também deve ser, se quisermos navegá-la adequadamente, uma era de conhecimento. Precisamos compreender as rápidas mudanças no trabalho e no consumo, como as instituições públicas estão sendo transformadas e como o comércio global está evoluindo num momento em que a própria globalização está sendo desafiada. Mas também como os valores da sociedade estão mudando como resultado de todos esses processos paralelos. Em muitos aspectos, a incerteza deriva da velocidade com que as transformações estão ocorrendo. Nossa única certeza, pode-se pensar, é que a mudança será rápida, constante e muitas vezes inesperada.

Pela própria natureza dessas incertezas que devemos aprender a administrar e transformar em oportunidades, esta edição da UNO é um tanto especial. Tipicamente, cada edição da revista é concebida por um dos departamentos da LLYC, que trazem sua expertise, experiência no setor e conhecimento profundo dos clientes e de suas necessidades. Desta vez quisemos acrescentar a isto uma abordagem multidisciplinar, incluindo as opiniões e ideias de vários departamentos da empresa, e as de seus clientes. Porque enfrentar os novos desafios exigirá uma visão ampla que vai da comunicação e do marketing aos assuntos públicos, da digitalização à saúde e à gestão de talentos. Esta visão ampla também é ampla de um ponto de vista geográfico. Se a Europa e a Espanha estão hoje mergulhadas em uma nova e mais complexa forma de incerteza, a América Latina, como bem sabem nossas operações lá, aprendeu não apenas a viver com a incerteza, mas a incorporá-la em suas análises e estratégias. Esta perspectiva latino-americana é refletida aqui: há muitas lições que os espanhóis e europeus podem aprender com isso.

Em resumo, trata-se de abraçar a incerteza como o sinal dos tempos. Não se sentir incapacitado por isso. Aprender a administrar, projetar e liderar, confiando nisso. Para administrá-lo e aproveitá-lo ao máximo. Como repetem alguns dos autores desta edição, a incerteza nos obriga a concentrar mais, a pensar melhor, a ser mais imaginativos, a apostar na criatividade e a não nos deixarmos levar pela inércia do que sabemos ou pela nostalgia de um mundo mais estável. Este é precisamente o espírito deste UNO: não se trata apenas de sobreviver a mudanças inesperadas, mas de transformá-las em uma fonte de coragem, imaginação e ousadia. Devemos administrar a incerteza causada por dois grandes cisnes negros e antecipar a possibilidade de mais. Esta é, hoje, uma das principais chaves para o sucesso.

Trata-se de abraçar a incerteza como o sinal dos tempos. Não se sentir incapacitado por isso. Aprender a administrar, projetar e liderar, confiando nisso. Para administrá-lo e aproveitá-lo ao máximo.

José Antonio Llorente
Sócio Fundador e Presidente da LLYC
Como especialista em comunicação corporativa e financeira, ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência assessorou numerosas operações corporativas – fusões, aquisições, desinvestimentos, joint ventures e colocação em bolsa –. É o primeiro profissional espanhol que recebe o prêmio SABRE Award de Honra pela realização Individual dos objetivos extraordinários - SABRE Award por Outstanding Individual Achievement - um prêmio a nível europeu, concedido pela The Holmes Report. Durante dez anos trabalhou para a firma multinacional Burson-Marsteller, onde foi Conselheiro Delegado. Atualmente é membro do Patronato da Fundação Euroamérica e da Junta Diretiva da Associação Espanhola de Acionistas Minoritários de Empresas Cotizadas. Pertence também ao Conselho Assessor de PME da Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas, à Junta Diretiva da Associação de Agências de Espanha, e ao Conselho Assessor do Executive MBA em Direção de Organizações de Serviços Profissionais organizado por Garrigues. José Antonio é Licenciado em Ciências da Informação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid, e especialista em Public Affairs pela Indiana University da Pensilvânia e pelo Henley College de Oxford.

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