UNO Julho 2023

Buscando a confiança para governar

A América Latina tem hoje um rosto de descontentamento e decepção. São cada vez mais frequentes as imagens de cidadãos desesperados que saem às ruas, frustrados porque suas necessidades mais básicas não foram atendidas. Água potável. Eletricidade. Progresso. Todas as promessas que nunca foram cumpridas. Esperanças que desapareceram quando o líder no poder assumiu o cargo.

A intensidade e a frequência desses incidentes na última década não respondem ao descontentamento de um povo específico, mas refletem um problema maior e sistêmico: a falha institucional generalizada que não melhorou a qualidade de vida na região.

Nos últimos anos, a diferença de desigualdade na América Latina aumentou. À luz das afetações globais, a América Latina está fracassando. No caso da pandemia, sua falta de investimento em infraestrutura de saúde pública foi exposta, deixando mais mortes per capita do que em qualquer outro lugar do mundo.

Esse fracasso regional em alcançar a melhoria desejada nos padrões de vida se traduz no índice de confiança mais baixo do mundo. Apenas 2 em cada 10 pessoas responderam que confiam no governo. Pior ainda, a pouca confiança que tende a ser gerada durante as campanhas eleitorais, carregada de esperança, mudança e promessas, desaparece rapidamente. O capital social dos governos recém-empossados não dura mais de 100 dias.

No mundo corporativo, tem sido mais fácil reconhecer o valor da confiança e quantificá-la. Um relatório da Deloitte de 2022 compartilha exemplos de grandes empresas globais que perderam entre 20 % e 56 % de seu valor – o equivalente a cerca de US$ 70 bilhões – quando perderam a confiança de seu mercado. Assim, tem havido uma tendência crescente no mundo dos negócios para construir e reconstruir essa confiança em suas organizações.

São os líderes políticos da América Latina, e talvez até mesmo os líderes de todo o mundo, que não conseguem entender e valorizar o poder da confiança. Mas o benefício para os governos que são vistos como confiáveis é definidor. Quando os cidadãos confiam em seus governos, eles pagam seus impostos, respeitam a autoridade, participam, sentem-se responsáveis por suas comunidades e aceitam melhor as mudanças nas políticas públicas, desde que sejam coerentes com suas aspirações.

Quando os cidadãos confiam em seus governos, eles pagam seus impostos, respeitam a autoridade, participam, sentem-se responsáveis por suas comunidades e aceitam melhor as mudanças nas políticas públicas

Desde Harvard, realizei uma extensa pesquisa sobre como medir, gerenciar e, se necessário, restaurar a confiança. Pois embora, como no mundo dos negócios, a confiança possa desaparecer em um instante, ela também pode ser restaurada. Temos muitos exemplos de casos recentes em que, com um gerenciamento determinado e sustentado, a credibilidade e a confiança foram restauradas. No entanto, isso leva tempo. Tempo e comprometimento.

Isso requer a compreensão de que a forma como nos relacionamos com nosso ambiente sofreu mutações. As inovações tecnológicas, a forma como as informações são disseminadas, como os indivíduos percebem o papel do governo e suas expectativas mudaram. Até mesmo comunidades remotas de povos indígenas agora têm telefones celulares. Mais importante ainda, a maneira como os cidadãos se identificam com seus governantes e os motivos pelos quais depositam sua confiança neles também mudaram.

Os índices históricos que foram usados para medir a confiança no governo se basearam em um número limitado de princípios – como integridade, competência e senso de justiça – e em métricas que não refletem a forma como os indivíduos atuam na sociedade e suas percepções sobre o governo atualmente. Um estudo recente de Edward Glaeser, de Harvard, estabeleceu que as pesquisas tradicionalmente usadas para medir a confiança não são eficazes. Ou seja, aqueles que respondem que confiam no governo não têm atitudes que evidenciem essa confiança, e o inverso é verdadeiro.

As inovações tecnológicas, bem como as novas maneiras pelas quais os indivíduos fazem parte da sociedade, exigem métricas novas e atualizadas para avaliar o sentimento social

A confiança é um conceito profundamente subjetivo e, como tal, é facilmente interpretada de diferentes maneiras, o que representa um desafio para sua medição e avaliação. Nesta pesquisa, estamos buscando desenvolver novas métricas que, apoiadas por modelos computacionais complexos, procuram refletir o que desenvolve e estabelece a confiança. Um exemplo simples é o valor atribuído atualmente à percepção de autenticidade. Nos estudos de caso que analisamos, os líderes que usam um método de comunicação que pode ser entendido como natural e simples alcançam índices mais altos de confiança. O mesmo se aplica ao perfil dos líderes, historicamente distantes e inatingíveis. Uma vez no poder, costumava-se esperar que governassem “de cima”, à distância. Hoje, a proximidade e a proximidade são necessárias para estabelecer um propósito compartilhado com a sociedade a que servem e para criar confiança.

O chamado pêndulo da política entre a esquerda e os conservadores da América Latina não está acontecendo na prática. O que temos é um mar de cidadãos frustrados e insatisfeitos que procuram confiar em um lado ou no outro. As inovações tecnológicas, bem como as novas maneiras pelas quais os indivíduos fazem parte da sociedade, exigem métricas novas e atualizadas para avaliar o sentimento social. A confiança, devidamente compreendida e valorizada, é a ferramenta poderosa para obter apoio para a implementação das mudanças estruturais que a América Latina exige.

Erika Mouynes
Ex-Ministra das Relações Exteriores da República do Panamá
É uma proeminente autoridade pública e executiva de negócios e jurídica da América Latina. Foi a 62ª ministra das Relações Exteriores da República do Panamá e é uma das poucas mulheres líderes da região a ter ocupado um cargo de tão alto nível. Sua experiência excepcional nos setores público, privado e acadêmico a tornou uma autoridade internacional reconhecida em análise geopolítica. Atualmente, é presidente do Conselho do Atlantic Council-Latin America e está desenvolvendo um projeto acadêmico na Universidade de Harvard que analisa riscos e oportunidades na América Latina.

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