UNO Julho 2023

Soluções de rede para um problema comum: a pesca ilegal

O aumento da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU,por seu sigla em inglês) é um desafio global complexo e crescente que afeta os negócios, o meio ambiente e a segurança nacional. Um estudo de 2015 do Fundo Mundial para a Natureza descobriu uma redução de, aproximadamente, 50 % na vida marinha nos últimos 50 anos. À medida que os consumidores aumentam a ingestão de peixe em todo o mundo, os estoques globais de peixe estão atingindo níveis de crise. Os impactos da pesca IUU afetam a todos nós, mas têm um efeito particularmente negativo nas comunidades costeiras da América Latina, Ásia e África. A pesca IUU prejudica os esforços para uma pesca responsável e está ligada ao trabalho forçado, tráfico de seres humanos, insegurança alimentar, bem como tráfico de armas e drogas. A pesca IUU pode assumir muitas formas. Desde pequenos barcos que se aventuram nas águas de países vizinhos ou informam erroneamente suas capturas, até os esforços coordenados de grupos transnacionais do crime organizado. A gestão e o enfrentamento desse flagelo exigem uma maior cooperação entre essas regiões. Algumas abordagens comuns para a ação coletiva na pesca IUU incluem: (1) legislação e conformidade, (2) cooperação internacional, (3) rastreabilidade e transparência e (4) capacitação e suporte.

A pesca INN têm um efeito particularmente negativo na América Latina, Ásia e África. Está ligada ao trabalho forçado, tráfico de seres humanos, insegurança alimentar, bem como tráfico de armas e drogas

O cenário da pesca IUU tem mudado na última década. Primeiro, há a questão da geopolítica. Vários estudos descobriram que as empresas chinesas envolvidas nesta atividade desempenham um papel importante. Mas a pesca ilegal também é perpetrada por uma ampla variedade de atuantes da América do Norte, América Latina e Europa. Em segundo lugar, tem havido um crescente reconhecimento de que ela é perpetrada não apenas por capitães e suas embarcações, mas também por executivos de negócios, funcionários públicos, advogados, contadores e outros profissionais administrativos. Em terceiro lugar, tem havido uma sensibilidade muito maior entre o público ocidental. Por exemplo, em 2021, uma pesquisa encomendada pela Oceana descobriu que 75 % dos americanos querem saber mais sobre o peixe que comem e 89 % querem que todos os frutos do mar pescados atendam aos padrões dos EUA. Em quarto lugar, as tecnologias de rastreabilidade e a transparência estão melhorando e pressionando mais os tomadores de decisão, as empresas e as autoridades.

Várias novas tecnologias têm o potencial de gerenciar melhor ou mesmo interromper a pesca IUU. Muitas organizações têm explorado e implementado inteligência artificial, tecnologias blockchain e análise de dados para combatê-la. Por exemplo, a tecnologia blockchain foi usada para permitir registros de transações seguros e transparentes. Os drones e satélites também são usados para monitorar a pesca IUU, sendo que o primeiro oferece uma opção de baixo custo e o último ajuda a melhorar a vigilância e a fiscalização, rastreando os movimentos das embarcações e detectando atividades potenciais de pesca ilegal. Com toda essa vasta quantidade de dados sendo registrados e coletados, algoritmos de inteligência artificial e aprendizado de máquina são usados para analisar grandes volumes de dados. Outras novas tecnologias incluem técnicas de código de barras de DNA usadas para identificar espécies, a fim de verificar a precisão da rotulagem de frutos do mar e evitar rotulagem incorreta de peixes capturados na pesca não regulamentada. 

A cooperação é essencial para combater a pesca IUU e os acordos regionais visam fortalecer a cooperação para responder à ameaça representada por ela

Dada a crescente preocupação com a pesca IUU, iniciativas notáveis foram implementadas na Europa, América do Norte e América Latina. Os Estados Unidos têm interesse em combater esta atividade ilegal. É o maior mercado e o quinto maior exportador de peixe e produtos de pesca, bem como o terceiro maior de marisco selvagem. O combate à pesca ilegal conta com o apoio bipartidário dos Estados Unidos e agora é vista pela perspectiva da grande competição de poder com a China e a Rússia. Em 2020, a Guarda Costeira dos EUA nomeou a pesca INN como a principal ameaça à segurança marítima nacional. O Congresso incluiu iniciativas para prevenir a pesca ilegal e o trabalho forçado no setor de pesca e frutos do mar e deu ferramentas adicionais ao governo para detectar frutos do mar capturados ilegalmente em sua Lei de Autorização de Defesa Nacional anual de 2022.

O Canadá também tem uma série de iniciativas que implementou para lidar com a pesca IUU, como a Lei de Pesca e o Programa de Observação de Pesca, que contribuem para a fiscalização contra a ilegalidade.

A cooperação é essencial para combater a pesca IUU e os acordos regionais visam fortalecer a cooperação para responder à ameaça representada por ela. Para a América Latina, é uma grande preocupação devido aos vastos recursos marinhos da região e ao impacto que a pesca ilegal tem nas economias e ecossistemas locais, além das conexões que tem com outras atividades ilegais. Muitos países latino-americanos participam de Organizações Regionais para o Ordenamento Pesqueiro (OROPs) que trabalham para estabelecer medidas de conservação e gestão.

Do outro lado do Atlântico, a União Europeia (UE) também implementou várias iniciativas para abordar a pesca IUU dentro e fora dos seus estados-membros. Em 2008, a UE implementou um quadro legal abrangente conhecido como o Regulamento IUU que estabelece medidas para impedir as atividades de pesca IUU. As medidas do regulamento incluem rastreabilidade de embarcações, documentação de captura e procedimentos de controle e inspeção para frutos do mar importados.

A questão da pesca ilegal está aumentando na agenda global em parte por causa da grande competição de poder e em parte porque um número crescente de estoques de peixes está atingindo seus limites

As iniciativas da UE informaram e ajudaram a moldar as políticas de seus membros, como Espanha, Itália e Portugal. Esses três países também cooperam ativamente em várias OROPs, como a Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do Atlântico e a Organização de Pesca do Noroeste do Atlântico.

A questão da pesca ilegal está aumentando na agenda global em parte por causa da grande competição de poder e em parte porque um número crescente de estoques de peixes está atingindo seus limites. A resposta à pesca IUU está passando por uma revolução tecnológica que impulsiona maior transparência e rastreabilidade. Não há navios de guarda costeira suficientes no mundo para policiar totalmente os vastos oceanos, mas a pesca IUU requer soluções em rede e parcerias com várias partes interessadas.

Daniel F. Runde
Vice-presidente Sênior do Center for Strategic and International Studies (CSIS)
Seu trabalho se concentra na liderança dos EUA na construção de um mundo mais democrático e próspero. Antes do CSIS, ocupou cargos de liderança na Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e no Grupo do Banco Mundial, presidiu dois comitês consultivos do governo dos EUA, trabalhou em bancos comerciais e bancos de investimento. Recebeu a Cruz Oficial da Ordem de Isabella, a Católica. Se formou cum laude no Dartmouth College e tem mestrado em políticas públicas pela Universidade de Harvard.

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