UNO Julho 2023

UE-América Latina: novos tempos, novas abordagens

Os vínculos existentes entre a América Latina e a União Europeia em geral, e a Espanha especificamente, são sem dúvida especiais. A UE é a maior investidora na América Latina, e a Espanha o maior entre os países membros. Os investimentos latino-americanos deste lado do Atlântico têm crescido recentemente, especialmente os provenientes de empresas de médio porte e startups. As conexões culturais, fruto de séculos de uma relação complexa, mas intensa, têm fomentado a criatividade e a inovação empresarial. Nos últimos anos, devido à incerteza causada por uma grande crise da globalização, as duas regiões manifestaram o desejo de estreitar ainda mais seus laços. Talvez a UE possa ser um exemplo para a América Latina avançar em sua desejada integração. Com certeza, esta tem muito a ensinar à Europa sobre como gerenciar riscos e eventos inesperados.

Mesmo assim, precisamos reconhecer que algumas declarações que às vezes fazemos sobre nosso relacionamento especial expressam desejo e não realidade. Ainda existem muitas possibilidades a serem exploradas e muitos mal-entendidos a serem desfeitos. Na LLYC, acreditamos que a Presidência espanhola do Conselho da UE durante o segundo semestre de 2023 (que tem como um de seus principais objetivos fortalecer a relação, liderar e facilitar o diálogo entre as duas regiões) é uma oportunidade inédita de converter boas intenções em projetos mais justos, sólidos e duradouros. 

Dedicamos esta edição da UNO aos vínculos entre a América Latina e a União Europeia porque, para a LLYC, eles são mais do que apenas uma boa ideia: estão no centro de nosso projeto de negócios

Por isso, quisemos dedicar este número 40 da revista UNO à necessidade de criar novas alianças entre a União Europeia e a América Latina. Convocamos políticos, gerentes, jornalistas, altos funcionários, intelectuais e consultores da LLYC para nos falar sobre suas experiências e compartilhar suas visões e ideias nestes tempos de crise e oportunidade. Porque, para a LLYC, os vínculos entre a América Latina e a UE são mais do que só uma boa ideia: eles estão no centro do nosso projeto de negócios. Pouco depois de nascer em 1995, em Madri, realizamos nossos primeiros projetos na Argentina e no Peru, e começamos a abrir escritórios em Lima, Buenos Aires, Bogotá, Panamá e outras cidades até chegar às atuais 17 sedes da empresa em 13 países da América Latina. E expandimos muito nossas atividades em todo o continente. No final de 2022, 50% da receita operacional da LLYC veio da América Latina e um dos objetivos do nosso plano estratégico nos próximos três anos é continuar crescendo lá. O estabelecimento de novas alianças entre a América Latina e a UE não é só a capa desta revista: é a nossa vocação.

Juan Carlos Gozzer, CEO da LLYC América Latina, lembra nestas páginas que nossas duas regiões são “as mais compatíveis do planeta”, assim como em aspectos fundamentais para o futuro da economia e até mesmo para a convivência global: a digitalização, a transição energética, a coordenação política para enfrentar desafios como a ascensão da China, a nova realidade comercial pós-pandemia, a necessidade de novas matérias-primas e a guerra no coração da Europa. Tudo isso nos obriga a ser especialmente inventivos e ousados. A Presidência espanhola do Conselho da UE é um evento de natureza política. Mas é a sociedade como um todo,com seu empresariado à frente, que deve se comprometer a fazer com que o que os representantes europeus e latino-americanos, liderados pela Espanha, conversem nas reuniões que acontecerão neste semestre para avaliar temas como o acordo sobre o Mercosul, investimentos europeus na região ou a necessidade de cooperar para evitar os piores traços do extrativismo.

LLYC celebra que a obra diplomática espanhola assume a tarefa de fortalecer os laços como sua responsabilidade e contribuirá para tornar estas conexões mais criativas e sustentáveis. Os tempos mudaram. Precisamos de novas alianças

Entre o momento em que concebemos esta revista e o momento de sua publicação, já foram convocadas eleições gerais na Espanha, das quais poderão emergir uma maioria parlamentar e um governo diferente. Nós nos perguntamos como essa eventualidade poderia afetar a Presidência espanhola do Conselho da UE. Mas, de imediato, percebemos que, além das mudanças políticas, restarão dois fatos transversais compartilhados por quase toda a população espanhola: o europeísmo e a percepção de que existe uma relação especial com a América Latina. 

“O projeto de integração europeia é essencial para a Europa”, disse Moisés Naím na conversa que apresentaremos mais adiante. E “o potencial de uma América Latina integrada é enorme e suscita grandes esperanças até agora não realizadas”. É hora de afirmar as duas ideias: uma Europa unida e uma América Latina que desenvolve seu enorme potencial, e uma influência cada vez maior entre as duas. LLYC celebra que a obra diplomática espanhola assume esta tarefa como sua responsabilidade e contribuirá para tornar estas conexões mais criativas e sustentáveis, como tem feito historicamente. Os tempos mudaram. Precisamos de novas alianças. Isso também na área da comunicação.

José Antonio Llorente
Sócio Fundador e Presidente da LLYC
Como especialista em comunicação corporativa e financeira, ao longo dos seus mais de 25 anos de experiência assessorou numerosas operações corporativas – fusões, aquisições, desinvestimentos, joint ventures e colocação em bolsa –. É o primeiro profissional espanhol que recebe o prêmio SABRE Award de Honra pela realização Individual dos objetivos extraordinários - SABRE Award por Outstanding Individual Achievement - um prêmio a nível europeu, concedido pela The Holmes Report. Durante dez anos trabalhou para a firma multinacional Burson-Marsteller, onde foi Conselheiro Delegado. Atualmente é membro do Patronato da Fundação Euroamérica e da Junta Diretiva da Associação Espanhola de Acionistas Minoritários de Empresas Cotizadas. Pertence também ao Conselho Assessor de PME da Confederação Espanhola das Pequenas e Médias Empresas, à Junta Diretiva da Associação de Agências de Espanha, e ao Conselho Assessor do Executive MBA em Direção de Organizações de Serviços Profissionais organizado por Garrigues. José Antonio é Licenciado em Ciências da Informação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid, e especialista em Public Affairs pela Indiana University da Pensilvânia e pelo Henley College de Oxford.

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